Olhar para Sustentabilidade na Croácia e Eslovênia
Quando você trabalha com sustentabilidade , seu olhar é treinado para observar. Nesta viagem a Itália, Croácia e Eslvênia aproveitei para observar e tentar entende como podemos evoluir mais no Brasil, para alcançar os paises desenvolvidos.
1Transporte-trem muito confortável, limpo e rápido .
3 rodovia bem sinalizadas, sem buracos, um tapete macio para dirigir. Para passar para outro pais, da Itália para Croácia e Eslovênia necessita comprar um bilheto para transitar. Durante o trajeto possui leitores de monitoramento.
4 Pedagio é por trajeto percorrido, assim retira um bilhete no guichê, entregue por maquina e até o próximo calcula quanto percorreu, e faz pagamento, alguns diretamente a máquina no próximo marcador.
5 água diversos pontos disponíveis, em fontes para beber.
6 Agua aquecida é limitada, assim deve tomar banho rápido. Pode ser verificado no aquecedor disponível.
7 resíduos -todas as cidades há containers de coleta de lixo reciclável e doméstico.
8 reciclagem - com containers as pessoas estão conscientes de onde e como descartar. Verificado um ponto de recebimento no supermercado que as pessoas colocam na maquina e ganha euros. Na praia verificado vários contentores e nada jogado pelo chão.
9 Residuo doméstico-No banheiro o descarte do papel higiênico é diferente, deve ser jogado no vaso sanitário. Papel de textura diferente, parece já ser produzido com material reciclado e dissolve rápidamente.
10 A rodovia possui proteção, e as partes rochosas tem uma tela que protege para evitar deslizamento.
11 acessibilidade em todos lugares, com banheiros bem identificados ajudantes na estação de trem e aeroporto.
12 Embalagens maioria das vezes precisa comprar se quiser sacolas, estas são de material reciclável ou e papelão. O copo e tampa do refrigerante do Mc donalds é de papelão. As embalagens de abrir tem um fechamento com cola para fechamento, conservação do alimento. A garrafa de água informa origem da água e quanto de CO² foi utilizado em sua produção.
15 Encontramos placa informando que não pode fazer necessidades . Na entrada do parque. Muita sinalização e cobrança por educação.
16 Estacionamento na Eslovênia em Libliana no centro da cidade é no subsolo, com sistema informatizado com sinalizadores. Assim deixando as vias apenas para tráfego. O ponto de ônibus tem tela com os horários e cada 10 minutos passa um veiculo no ponto.
Comentários
Postar um comentário